Brasília, 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A luta por melhores preços de combustíveis provocou o aparecimento de gasolina e álcool adulterados nos postos. O combustível misturado é vendido ao consumidor final por preço abaixo do custo, causando prejuízos diversos a seus veículos. Para evitar que os consumidores comprem gasolina ou álcool adulterados, a Petrobras criou o programa " De olho no combustível".
De acordo com o gerente de qualidade e métodos da Petrobras, Wilson Giozza, o objetivo é comprovar a qualidade do combustível Petrobras, e sensibilizar tanto o consumidor final, mostrando o problema da adulteração e seus prejuízos, como o revendedor, estimulando os parceiros fiéis e promovendo novas adesões.
"O programa cuida não só da realização em campo de testes na gasolina, óleo diesel e álcool comercializados nos postos Petrobras, mas também do treinamento dos responsáveis pelos serviços de armazenagem e recebimento do combustível, devolução de produtos, além da limpeza de tanques e filtros", explicou Giozza.
"De olho no combustível" percorre os postos com laboratórios móveis realizando análises de combustíveis em campo e capacitando os responsáveis pela comercialização dos produtos, quanto ao recebimento, manuseio e armazenagem dos combustíveis.
Criado em 1996, o programa se responsabiliza por qualquer dano que o combustível adulterado provocar. "Vale lembrar que só cobrimos danos nos postos da nossa rede. Mas, desde a criação do projeto tivemos pouquíssimas incidências de adulteração", concluiu o gerente de qualidade e métodos da Petrobras.