Brasília, 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, vai ser mostrada durante o I Congresso Internacional de Arte sem Barreiras que será realizado em Belo Horizonte (MG), de 17 a 23 deste mês, numa promoção da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC). A exposição poderá ser vista nos museus do Aleijadinho e da Inconfidência, em Ouro Preto.
Artista com necessidades especiais, Aleijadinho viveu em Vila Rica (MG) entre 1738 e 1814. No final do século XVIII, executou as obras do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG). Além das 66 imagens esculpidas em madeira, o acervo de Aleijadinho compreende os 12 profetas feitos em pedra-sabão.
Festival – A mostra De Aleijadinho a Bispo do Rosário faz parte do I Festival Internacional de Arte sem Barreiras, que acontece no mesmo período do congresso. De acordo com Conceição Viegas, uma das coordenadoras do evento, o objetivo é mostrar aos participantes a produção estética realizada por artistas com necessidades especiais e sua importância e influência nas artes plásticas do país. "De Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a Arthur Bispo do Rosário, passando por Guignard, Fernando Diniz e Emigio, entre tantos, essa relação pouco foi notada e estudada", destaca Conceição.