FHC participa hoje da conferência de chefes de Estado ibero-americanos

15/11/2002 - 9h12

Bavaro, 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso está hoje na República Dominicana, onde participará da XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo Ibero-americanos, em Bávaro. Criada em 1991, a cúpula tem como objetivo permitir o diálogo para convergência política e de cooperação econômica e social entre seus 21 membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O primeiro compromisso oficial do presidente no país está marcado para 17h30, no Centro de Convenções de Bávaro, onde vai participar da cerimônia de abertura da Cúpula. Antes, às 11h (13h de Brasília), ele concede uma entrevista para um canal de TV criado para a reunião.

Às 14h (16h de Brasília) o presidente participa de almoço oferecido pelo Rei da Espanha Juan Carlos. Também participam do almoço o presidente de Portugal, Jorge Sampaio, o primeiro-ministro de Portugal, José Manoel Durão Barroso, e o primeiro-ministro da Espanha, José Maria Aznar.

Não está prevista a cobertura da imprensa para este evento. Ainda nesta tarde, está previsto para às 16h30 (18h30 de Brasília) encontro ampliado com chefes de Estado do Mercosul. O presidente Fernando Henrique ainda participará da cerimônia de inauguração da Cúpula e do jantar oferecido pelo presidente da República Dominicana, Hipólito Mejía. Será oferecido aos 21 chefes de Estado e de Governo que participam do encontro.

Amanhã, sábado, Fernando Henrique participará das duas reuniões plenárias do encontro, antes de posar para a foto oficial da cúpula. O encerramento do encontro está previsto para as 17h de sábado. O presidente retorna no mesmo dia para Brasília.

Neste ano, os líderes têm como tema central deste enconto o "Desenvolvimento Agropecuário, Meio Ambiente e Turismo Sustentáveis". Além de tratar de quaisquer outros temas da atualidade política e econômica de maior interesse para os países de nossa região, os líderes ainda vão discutir três temas específicos sugeridos pelos anfitriões dominicanos: "Governabilidade Democrática e Estado de Direito", "Desenvolvimento Agropecuário e Turismo Sustentáveis" e "Cooperação, Regionalismo aberto, Eqüidade Internacional e Migrações".

Acompanham o presidente, o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer; o embaixador do Brasil na República Dominicana, Fernando Fontoura, e o subsecretário de Assuntos Políticos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luiz Augusto Saint-Brisson de Araújo Castro.

IDM