Instituto lança site para tirar dúvidas sobre direitos do consumidor

15/11/2002 - 9h48

Brasília, 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) lançou esta semana site na internet para orientar os consumidores sobre seus direitos. O site, atualizado constantemente, traz informações de interesse do consumidor, com legislação, julgamentos e opiniões de economistas e juristas. Oferece ainda serviços adicionais aos consumidores, como busca de CEP, consulta do CPF e à restituição do Imposto de Renda, entre outros.
 
As consultas são gratuitas e podem ser feitas, pessoalmente, na sede do Ibedec, na CLS 208, Blobo A, sobreloja 20, em Brasília, ou por meio da internet, no site www.ibedec.org.br. Para solicitar orientações, o consumidor pode enviar e-mail para ibedec@ibedec.org.br.

Para o presidente do Ibedec, Rodrigo Daniel dos Santos,  o objetivo é disponibilizar informação ao consumidor de forma clara e direta. "Vamos trabalhar para sermos referencial para os consumidores, a exemplo do que faz a Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação, por meio de seu site voltado aos mutuários", analisa Santos, que é consultor jurídico da ABMH. 
 
Inicialmente, o trabalho do instituto vai concentrar-se no Distrito Federal e, posteriormente, a meta é que os consumidores de todo o País sejam atendidos por meio da Internet. " No primeiro momento, vamos atender aos consumidores com problemas de cheque especial, cartão de crédito, financiamento de veículos e leasing. Depois, o atendimento será estendido aos que têm problemas com planos de saúde e de previdência, além de consórcios. Mais informações pelos telefones (0xx61) 368-9112 e 922-7983.
IDM