Crianças gaúchas pedem a volta de Iruan

15/11/2002 - 11h27

Porto Alegre, 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Mais de cinco mil cartazes com mensagens e desenhos pedindo a volta do menino gaúcho Iruan Ergui Wu, de sete anos, devem chegar nos próximos dias a Taiwan, onde ele está retido há um ano e oito meses. Os cartazes, feitos pelas  crianças de escolas públicas do estado, serão entregues aos organizadores da campanha na próxima segunda-feira (18), às 11h, na praça central da Secretaria estadual da Educação. Os trabalhos, em forma de desenhos e de mensagens escritas, retratam o  desejo das crianças gaúchas de que o menino, que está longe da família, volte ao Brasil.

No próximo dia 27 de novembro haverá uma importante audiência na Justiça em Taiwan, que julga o caso, quando poderá ser decidido o futuro de Iruan. O menino viajou para Taiwan em março do ano passado, para conhecer parentes em companhia do pai, o marinheiro Teng Shu Wu, que morreu uma semana depois.
 
A partir daí a avó de Iruan, Rosa Leocádia, que reside em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e que tinha a custódia do garoto, desde que sua filha Marisa morreu logo após o parto, começou a luta para trazê-lo de volta. Em Taiwan, Iruan reside na casa do tio Huer Wu, irmão de seu pai.