Governo quer ampla mobilização popular no Dia ''D'' contra a dengue

15/11/2002 - 14h13

Brasília, 15/11/2002 (Agência Brasil – ABr) – Dia 23 de novembro será o Dia D do combate à dengue. Nessa data, a população será chamada a participar de uma campanha nacional para a eliminação ou tratamento de objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A informação é da assessora de Comunicação Social da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Educação e Saúde, Márcia Turcatto, que concedeu hoje entrevista à Agência Brasil.

O Comitê Central do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) já enviou aos mais de mil comitês municipais o material – panfletos, cartazes, galhardetes, camisetas – que chamam a população a participar da mobilização. O programa conta com recursos de cerca de R$ 1 bilhão.

As metas do programa são reduzir para menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti em todos os municípios brasileiros; reduzir em 50% o número de casos em 2003, em relação a 2002, e em mais 25% nos seguintes e a menos de 1% as mortes por dengue hemorrágica.