Brasília, 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Presidente Fernando Henrique Cardoso deve participar, na próxima quinta-feira (21), do lançamento do livro "Fernando Henrique Cardoso e a Reconstrução da Democracia no Brasil", publicado pela Editora Saraiva.
A obra é assinada pelo sociólogo americano Ted G. Goertzel, que entrevistou FHC pessoalmente, além de Ruth Cardoso e dezenas de personalidades do ambiente político-econômico brasileiro. O evento será realizado a partir das 18h30, no Clube das Nações, em Brasília.
Trata-se de uma biografia completa do presidente e o panorama histórico do Brasil desde 1950 até praticamente as eleições de 2002. Goetzel, que escreveu "Fernando Henrique Cardoso e a Reconstrução da Democracia no Brasil", é especialista em estudos sobre o Brasil e América Latina. Como observador neutro e externo ao cotidiano brasileiro, deu ao texto uma perspectiva global dos fatos e imprimiu um estilo imparcial e didático, mesclando vários gêneros literários. Ampliada e adaptada para o Brasil pelo próprio autor, a obra foi lançada originariamente nos Estados Unidos em 1999.
O trabalho é resultado de extensa pesquisa de Ted G. Goertzel, que entrevistou pessoalmente Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso e dezenas de personalidades do ambiente político-econômico brasileiro, além de contar com uma ampla gama de colaboradores e revisores. Todavia, apesar das longas entrevistas concedidas, todas as interpretações e opiniões são de foro íntimo do autor, um analista imparcial com visão panorâmica dos fatos, fruto de seu ângulo relativamente distante do cotidiano brasileiro.
O obra se constitui ainda numa coletânea sobre o Brasil recente, de modo a fornecer ao leitor uma análise abrangente da sociedade, economia e política do país, fundindo diversos momentos da história, dados econômicos comparados, declarações de autoridades nacionais e internacionais, rápidas biografias sobre personalidades importantes e novas perspectivas de fatos conhecidos dos brasileiros.
Apesar de abordar com detalhes os oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso, o texto não se restringe a esse período: vai fundo em nossa história, resgatando o background familiar do presidente a fim de mostrar, por exemplo, como seus avós e pais foram, nas palavras do próprio Fernando Henrique, uma "catapulta para o poder", passando ainda por sua infância, pela época de estudante, pelo exílio, pelos seus tempos de professor e cientista social, de senador, ministro e presidente.
Todos, até mesmo seus oponentes, concordam que a história brasileira recente teria sido bem diversa sem o impacto da personalidade de Fernando Henrique. Assim, sem atribuir peso desproporcional à dimensão pessoal ou psicológica, o autor se preocupou em inserir ao longo do livro diversos trechos que demonstram o entrelaçamento da vida privada com a pública, pinçando histórias bem-humoradas, mostrando os bastidores dos fatos e relatando dados curiosos da vida pessoal de Fernando Henrique Cardoso.
Complementando a avaliação sobre as realizações intelectuais e políticas de Fernando Henrique Cardoso com base no contexto intelectual e político da América Latina, o livro apresenta abrangente bibliografia selecionada com trabalhos acadêmicos, discursos e entrevistas de Fernando Henrique Cardoso, além das fontes de informação mais importantes a seu respeito. Essas indicações foram escolhidas de forma a ilustrar a evolução do seu pensamento, ressaltar os trabalhos mais citados e reproduzidos e prover ao leitor instrumento de consulta criteriosamente organizado. O livro inclui um guia para acesso ao material escrito por Fernando Henrique Cardoso disponível na Internet.
A produção da obra conta com projeto gráfico moderno e fotos de Fernando Henrique Cardoso em diversas fases da sua vida nas aberturas de cada capítulo, além de ser permanentemente complementada por textos publicados na Internet, no site da Editora Saraiva (www.editorasaraiva.com.br/uni).
IDM