Bávaro (República Dominicana), 15/11/2002 (Agência Brasil – ABr) – O presidente Fernando Henrique Cardoso tomou hoje a dianteira em defesa da Argentina e revelou que espera que os países iberoamericanos, reunidos na Cúpula, apóiem o país frente ao mercado internacional.
Segundo o presidente, que conversou com o ministro de Relações Exteriores da Argentina durante um banho de mar, o país vizinho não deixou de pagar parte da dívida que tem com o Banco Mundial (Bird) – de US$ 9,9 bilhões – por vontade própria, mas porque não tem condições de arcar com a despesa.
"Acredito que devemos - como sempre o Brasil tem feito – dar apoio à Argentina. Ela está insistindo em dizer que não quer o default (calote), que ela não tem dinheiro. Ela não está se recusando a pagar, não quer declarar que não quer pagar. Ela está apenas buscando um meio de resolver a questão", disse o presidente Fernando Henrique.
Por outro lado, o presidente voltou a criticar a postura do Fundo Monetário Internacional (FMI) perante o parceiro do Mercosul, ao dizer que ele "não tem dado condições para a retomada da Argentina".