Bávaro (República Dominicana), 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O encontro de domingo no Palácio da Alvorada entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e sua esposa, Ruth Cardoso, com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e a futura primeira-dama, Marisa Letícia, terá como função básica a conversa entre Ruth e Marisa para tratar do "manejo dos palácios".
Segundo o presidente - que brincou com a imprensa dizendo que soube do encontro pelos jornais - no encontro ele não vai cobrar nomes do futuro governo nem decisões para o futuro. Fernando Henrique também disse que não deve se encontrar com Lula nos Estados Unidos no mês que vem, porque já estava com o retorno ao Brasil marcado antes de saber que seu sucessor iria se encontrar com o presidente George W. Bush.
O presidente estará no dia 9 de dezembro em Nova Iorque para receber um prêmio pelo seu trabalho para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Lula se encontra com Bush no dia 10 em Washington.
Questionado sobre a possibilidade de intermediar o encontro dos dois, Fernando Henrique avaliou que isso não é necessário porque Lula "tem maturidade suficiente" e não precisa de um ex-presidente ao seu lado para participar destas reuniões.