Recife, 16/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A 61ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados está sendo realizada, até amanhã (17), no Parque do Cordeiro, zona oeste da cidade.
São 1.200 expositores dos estados do Nordeste, de São Paulo e Minas Gerais, e mais de cinco mil animais entre bovinos, eqüinos, bubalinos, caprinos e ovinos. Um dos destaques é o búfalo, cujo rebanho em Pernambuco é de 86 mil cabeças. No estado, existem 300 criadores espalhados em várias regiões, sendo que a maior parte se concentra na Zona da Mata Sul.
De acordo com os criadores, além do búfalo se adaptar facilmente à região Nordeste, tem grande potencial leiteiro e sua carne contém 55% menos calorias que a carne bovina, 40% menos colesterol e 12 vezes manos gordura, daí ser mais saudável, além de mais saborosa.
O presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores, José Barbosa, disse que neste ano o volume financeiro da exposição deverá ser recorde e atingir R$ 12 milhões, o que considera um resultado significativo para a pecuária pernambucana.