Itamaraty promove seminário Mercosul-República da Coréia

16/11/2002 - 9h21

Brasília, 16/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - As possibilidades de cooperação técnica, tecnológica, econômica e comercial entre o Mercosul e a República da Coréia estarão em discussão durante o Seminário Mercosul-República da Coréia, que será realizado de 18 a 20 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp).

Durante o encontro, estará em pauta o tema "Tecnologia da Informação – Oportunidades de parcerias e cooperação técnica". A coordenação do seminário está a cargo da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e conta com o apoio do governo coreano. O evento é destinado a entidades de classe, empresários, consultores, representantes de instituições de fomento ou ensino, universidades, institutos de pesquisa, autoridades governamentais, congressistas, corpo diplomático e representantes de organismos internacionais.

Além da troca de informações entre representantes do governo e da iniciativa privada dos estados-parte do Mercosul e da Coréia, o seminário tem como objetivo identificar temas específicos de interesse mútuos, no âmbito da tecnologia da informação.

Estes objetivos deverão resultar, também, na identificação de oportunidades de parcerias entre as empresas dos países participantes e na disseminação da importância das "tecnologias de informação" para a integração de mercado das respectivas regiões.

O seminário começará com a realização de sessão solene de abertura, às 18h do dia 18 de novembro, no salão nobre da Fiesp, com a presença dos embaixadores da Argentina, Paraguai, Uruguai e Coréia e de outras autoridades. O diretor geral da ABC, embaixador Marco César Meira Naslausky, fará o encerramento da sessão.

No dia seguinte, o encontro terá início às 9h, com a exposição do representante da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, todos coordenadores do Programa Sociedade da Informação, de seus respectivos países. Em seguida, falarão representantes do Brasil, sobre política de informática, e da República da Coréia, que abordarão a experiência de seu país na implantação do E.government.

À tarde, estará em discussão a tecnologia da informação aplicada ao setor público, quando serão relatadas experiências dos Sistema de Votação Eletrônica no Brasil, do Sistema de Compras Governamentais e da Informatização dos Sistemas de Promoção Comercial da Argentina, Brasil e Coréia.

No dia 20, estarão em debate os painéis: Aplicações da IT com amplo impacto em setores específicos", com a citação de casos-exemplos, como Ensino a Distância, Universidade Corporativa, Telemedicina e telesaúde. A tarde será dedicada ao Painel de Cooperação Técnica Mercosul- República da Coréia, com representantes de todos os membros do Comitê de Cooperação Técnica do Mercosul e da Koica – Agência de Cooperação Internacional da Coréia, além de representante do eximbank coreano.

A programação completa do Seminário e os formulários para inscrição (gratuita) poderão ser acessados no site www.abc.mre.gov.br.