Brasília, 16/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Consumidores que quiserem fazer uma boa compra devem ficar atentos aos selos de qualidade dos produtos. Segundo o coordenador do "Programa Empresa Amiga da Criança", da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Daniel D’ Bonis, o selo estampado nas embalagens indica que o produto passou por análise e obteve resultado positivo.
Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, o coordenador disse que existem vários tipos de selos e cada um deles tem a sua especificidade. "Um brinquedo com o selo de qualidade pode garantir que o produto não oferece riscos às crianças, mas talvez ele prejudique o ambiente", explicou. "Por isso., é importante que os consumidores conheçam todos os tipos de selos para entender o seu significado na hora da compra", destacou.
De acordo com Bonis, produtos que estão ligados à segurança das pessoas, como o extintor de incêndio, o gás de cozinha e a camisinha, possuem uma certificação que é obrigatória por lei. Outro tipo de certificação é a realizada livremente pelas próprias empresas. "Mesmo neste caso, a lei exige um procedimento correto para a sua certificação, além de seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt)", esclareceu.
O coordenador disse que os testes são feitos por laboratórios credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e que os produtos devem mostrar visivelmente o selo do Inmetro e do laboratório que fez a análise.
Bonis ainda enumerou alguns selos de qualidade: o Selo de Pureza Abic vem estampado nas embalagens do café e indica que ele é puro, sem nenhuma mistura para fazê-lo render mais; o coração vermelho da Sociedade Brasileira de Cardiologia garante que o produto não causa danos ao sistema cardiovascular; o selo de qualidade da Associação Brasileira de Odontologia (OAB) aparece nas escovas de dente, cremes e fios dentais para certificar a eficácia do produto. Brinquedos estampam um polegar para cima indicando segurança à criança, e o selo de qualidade do Instituto Biodinâmico (IBD) que está impresso nas embalagens de café, acúcar, frutas e sucos, comprova um cultivo adequado sem pesticidas e adubos sintéticos.