Conjunto Cultural da Caixa apresenta exposição ''Trajetória, Memória e Alteralidade''

16/11/2002 - 11h21

Rio, 16/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Conjunto Cultural da Caixa no Rio de Janeiro apresenta, a partir desta segunda-feira (18), a exposição " Trajetória, Memória e Alteralidade ", da artista plástica paranaense Eleonora Gutierrez. Utilizando peças sem utilidade aparente, a artista mostra o resultado da reutilização de materiais e objetos diversos que recolheu ao longo dos anos como pregos, trincos, maçanetas, pés de cadeira, entre outros.

"Invertendo, ou, subvertendo o conceito de reciclagem, a exposição não pretende dar um novo sentido às peças reutilizadas e sim provocar no observador a curiosidade pelo passado da obra, sua trajetória até a transformação em objeto de arte", afirma a gerente de marketing institucional do Conjunto Cultural da Caixa no Rio, Margareth Nascimento.

Entre as 17 obras que estarão à mostra e que evidenciam a proposta de Eleonora destacam-se as feitas de madeira, principal matéria-prima de sua pesquisa. A preferência explica-se pelo fato de não ser apenas um material orgânico, mas também herdeiro das tradições artesanais paranaenses. Eleonora as reccolhe em suas andanças pelas praias, marcenarias, antiquários e pelas ruas da cidade. Não as serra nem pinta. Procura usá-las da forma como foram encontradas para explorar o seu potencial histórico e plástico.