Bávaro (República Dominicana), 16/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Os chefes de Estado e de Governo, reunidos na 12ª Cúpula Ibero-americana, divulgaram, há pouco, declaração conjunta especial na qual parabenizam o governo brasileiro e o presidente Fernando Henrique Cardoso pela transição democrática em que está se dando a troca de governo no país. Na nota, todos os líderes manifestam "plena confiança na estabilidade da economia brasileira" e expressam apoio ao futuro governo brasileiro.
"Agradecemos ao presidente Fernando Henrique Cardoso sua fundamental participação para o desenvolvimento da Cúpula Ibero-americana. Reconhecemos os resultados de seu mandato como presidente da República do Brasil que, em matéria econômica, serviram para implementar no país fundamentos sólidos e criaram as bases para o desenvolvimento econômico saudável para o benefício de todos os brasileiros, diz o documento.
Além da declaração sobre o Brasil, os líderes da comunidade Ibero-americana divulgaram também nota sobre a Argentina, na qual manifestam satisfação em saber que o governo daquele país e o Fundo Monetário Internacional mantêm as conversas para a conclusão de um acordo. No documento, os líderes manifestam confiança na conclusão rápida do acordo, que consideram "a base para consolidar a estabilização do país e o impulso da recuperação da economia argentina".