Moderado é indicado novo primeiro-ministro da Turquia

16/11/2002 - 15h55

Brasília, 16/11/2002 (Agência Brasil - ABr/CNN) - O economista Abdullah Gul, um moderado conhecido pela simpatia com os Estados Unidos e seus aliados, foi indicado o novo primeiro-ministro da Turquia neste sábado e prometeu garantir a adesão do país à União Européia.

Membro do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), especialista em política externa, Gul foi indicado para o posto após uma reunião com o presidente Ahmet Necdet Sezer. "Ele me indicou para formar o novo governo", disse Gul, 52 anos, adiantando que deverá anunciar nos próximos dias o novo gabinete, que deverá ser um pouco menor do que o atual.

O nome de Gul foi um dos vários propostos pelo líder do partido, Recep Tayyip Erdogan, após a vitória esmagadora do AKP nas eleições do dia 3 deste mês. Apesar de presidir o partido vencedor, Erdogan não poderia assumir a chefia do Governo porque foi condenado por sublevação, em 1999.

Gul destacou o combate à crise econômica como o pilar de seu governo. "Claro, a economia será minha maior prioridade", disse. "O povo turco já sofreu demais nos últimos anos". Sobre a adesão à União Européia, afirmou: "O objetivo do partido é mostrar ao mundo que um país com população majoritariamente muçulmana também pode ser democrático, transparente e moderno".
Gul afirmou, ainda, que irá acelerar as privatizações no país.

Doutor em Economia, Gul trabalhou como técnico de um banco islâmico antes de entrar para a política, em 1983. Foi membro do Parlamento até 1991 e, anos mais tarde, juntou-se com Erdogan para formar o AKP.

As informações são da CNN com Agência Reuters.