Fórum em SC discute comunicação de acidente de trabalho

18/11/2002 - 9h48

Brasília, 18/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Debater os conceitos e os procedimentos administrativos decorrentes do acidente de trabalho é o objetivo do I Fórum de Comunicação de Acidente do Trabalho, promovido pela Gerência Executiva do INSS de Florianópolis. O encontro, que começou às 8h30, será encerrado às 18h30, no auditório da Justiça Federal, no centro da cidade.

Estatísticas da Previdência Social indicam aumento nas ocorrências de acidentes de trabalho. Mesmo assim, a instituição acredita que muitas empresas deixam de comunicar os acidentes por falta de informação. Uma situação recorrente é o acidente de pequenas proporções resolvido com assistência médica no ambiente de trabalho. Muitas vezes, esse tipo de acidente não é registrado. A empresa tem a obrigação de registrar a Comunicação de Acidente de Trabalho(CAT).

As doenças ocupacionais, consideradas acidentes de trabalho, também serão discutidas durante o Fórum. As comunicações desse tipo de acidente tiveram acréscimo de 38%, entre os anos de 1999 e 2000. O aumento pode ser justificado pela maior divulgação e precisão do diagnóstico dessas doenças.

Durante o Fórum, também serão dadas instruções sobre como preencher a CAT pela Internet, no endereço www.previdenciasocial.gov.br.