Ministro do STJ abrirá seminário sobre combate à lavagem de dinheiro

18/11/2002 - 10h02

Brasília, 18/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), vai participar da sessão de abertura do "II Seminário da Coordenação-geral de Pesquisa e Investigação da Secretaria da Receita Federal", amanhã (19), no Hotel Atlante Plaza, em Recife. O seminário tratará de temas pertinentes à análise de ilícitos tributários e financeiros. Dipp fará a palestra de abertura, às 9 h, e abordará as atividades da Comissão Mista criada pelo Conselho da Justiça Federal para discutir os problemas ligados à lavagem de dinheiro.

Dipp preside a comissão, instalada no dia 1º de outubro e composta de juizes federais, delegados
federais, procuradores da República, representantes do Banco Central, da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), da Receita Federal e do Conselho de Atividades Financeiras (Coaf). A comissão foi criada para estudar medidas institucionais e legais para aperfeiçoar os mecanismos de combate a esse crime. A formação da comissão foi motivada pelos resultados da pesquisa
"Uma análise crítica da Lei dos crimes de lavagem de dinheiro", feita pelo Centro de Estudos Judiciários, órgão do Conselho da Justiça Federal. A principal constatação da pesquisa foi o insignificante percentual de crimes de lavagem de dinheiro que chega à Justiça Federal, para efetivo julgamento. O levantamento mostrou ainda que grande parte dos crimes acaba impune.
IDM