Presidente do Bird se reúne com ministro do Meio Ambiente e governadores da região Norte

18/11/2002 - 10h17

Brasília, 18/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Banco Mundial (Bird), James Wolfensohn, está participando hoje no Museu Emílio Goeldi, em Belém, de reunião com o governador do Pará, Almir Gabriel, governadores eleitos da região Norte e representantes da sociedade civil e do setor privado para discutir estratégias e opções para a Amazônia. Entre os participantes da reunião estão também o ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, o governador do Acre, Jorge Viana, o vice presidente do Banco Mundial para América Latina e Caribe, David de Ferranti, e o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Vinod Thomas. Após o encontro, às 17h15, o presidente do Bird concederá entrevista coletiva à imprensa.

"Queremos ouvir e dialogar com os principais grupos interessados na Amazônia, inclusive com os governadores eleitos e com representantes da sociedade civil, para identificar as melhores formas como o banco poderá apoiar", disse Wolfensohn. "Já iniciamos esse debate com os estados do Amapá, Pará e Tocantins, e gostaríamos de aprofundá-lo e expandi-lo para outros estados da Amazônia." A Amazônia brasileira ocupa cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, uma área equivalente ao território de 25 países europeus, e abrange a maior área de
floresta tropical remanescente no planeta. Contudo, a metade de seus 20 milhões de habitantes é pobre e enfrenta problemas como desemprego, doença e falta de acesso à educação.
IDM