Brasília, 18/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O economista, jornalista e ambientalista João Arnolfo Carvalho de Oliveira recebeu pela manhã, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o título de Cidadão Honorário da cidade, pelas mãos do deputado federal Chico Floresta (PT-DF), autor da proposta. Para Arnolfo, a concessão do título é um reconhecimento à luta em defesa do meio ambiente, em especial contra a ocupação desordenada do solo provocada pela grilagem.
Chico Floresta disse que o título procura abranger "todos os que têm a visão de proteção ao planeta como motivo das suas vidas, além de representar a luta da sociedade pela preservação da natureza e do meio ambiente".
Nascido em Goiás Velho, em 1950, João Arnolfo estudou Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e economia pela Universidade de Brasília. Ele exerce trabalho voluntário como representante de organizações não-governamentais (ONGs) no Conselho do Meio Ambiente do DF. Foi secretário-geral e é conselheiro do Fórum das Organizações Ambientalistas do DF e Entorno, o qual ajudou a estruturar como centro do movimento ambientalista na região, com cerca de 40 entidades. Trabalha atualmente como jornalista e é funcionário estatutário da Câmara dos Deputados, tendo sido anistiado nos anos 90 devido a perseguição política na época dos governos militares, quando teve os seus direitos políticos cassados por dez anos.
No movimento ambientalista, promoveu conferências na capital e lutou pela preservação da Chapada da Contagem e pela implantação da Floresta Nacional de Brasília, entre outras questões. Arnolfo é militante e sócio contribuinte do Greenpeace, tendo participado de atos pela criação do santuário de baleias no Atlântico Sul; em defesa da Floresta Amazônica; e contra a comercialização do mogno e a entrada sem controle das sementes transgênicas no país. Também é assessor da organização Patrulha Ecológica.
Da sessão solene na Câmara Legislativa do DF participaram, nesta manhã, representantes de organizações não-governamentais (ONGs), da Embrapa, do Ibama e de outras organizações ligadas ao meio ambiente, além de parlamentares.