Rio, 18/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O uso adequado dos recursos tecnológicos aplicados ao tratamento e difusão da informática arquivística, com ênfase nos documentos eletrônicos, estão em análise no II Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica, aberto hoje (18), no Hotel Rio Othon Palace, e em realização até sexta-feira (22). O evento é promovido a cada dois anos pela Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA), Conselho Internacional de Arquivos (CIA/Unesco) e pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conraq).
Participam do seminário 500 pessoas, que discutem o tema Documentos Arquivísticos Eletrônicos: Gestão e Preservação. No saguão do hote, realiza-se a Mostra de Serviços e Produtos, com visitação gratuita, das 9h às 19h. Os participantes poderão conhecer empresas públicas e privadas ligadas às áreas de documentação, informação e comunicação; empresas distribuidoras de material bibliográfico, documental, materal e equipamentos na área da ciência da informação e gestão.
O seminário também tem objetivos específicos, como propiciar a reflexão sobre os documentos eletrônicos; intercambiar experiências nacionais e internacionais, avaliar as práticas arquivísticas e de preservação diante das novas tecnologias de base digital e discutir a formação profissional do arquivista e de preservação diante das novas tecnologias de base digita.
As sessões plenárias contam com as participações de diretores de arquivos, especialistas e representantes de conselhos de arquivos dos Estados Unidos, Portugal, Porto Rico, Caribe, Canadá,Costa Rica, El Salvador,Nicarágua, Moçambique, Argentina, Peru, Uruguai, México e Chile.