Rio, 18/11/2002 (Agência Brasil - ABr) – O Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) quer aproveitar a realização, no Rio de Janeiro, da I Cúpula de Negócios da América Latina, entre os dias 20 e 22, para iniciar o diálogo com o Fórum Social Mundial. Segundo informou hoje o diretor executivo do Comitê para Democratização da Informática, Rodrigo Baggio, que visa o fim da exclusão digital no Brasil.
Baggio revelou que amanhã(19), pela primeira vez desde que foi criado, em 1971, o WEF promoverá durante todo o dia reuniões entre líderes sociais e comerciais da América Latina. Ele considera que a vitória do ex-operário Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de outubro marca um novo cenário em todo continente latino, trazendo à população esperança em relação a um futuro melhor. "Nesse ponto, a integração entre os setores governamental e social é fundamental para a construção de um país melhor", afirmou.
Na quarta-feira (20), o Comitê para Democratização da Informática (CDI) assinará com o WEF diversos convênios que darão início às pesquisas para construção do "Mapa da Exclusão Digital", que irá formatar o cenário brasileiro nessa área, visando o estabelecimento de políticas públicas para combater o problema de forma emergencial.