Correios terão terminais de acesso à internet em 3.200 municípios

18/11/2002 - 15h09

Rio, 18/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Os Correios terão 4.176 terminais de acesso à internet em 3.200 municípios brasileiros, até o final de 2003. O objetivo, segundo o chefe do Departamento de Negócios e Operações da Internet da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Antônio de Paula Branquehais é reduzir a desigualdade digital, possibilitando o acesso público ao serviço.

A meta da empresa é beneficiar 42 milhões de pessoas. O projeto piloto de acesso, com disponibilidade de 120 terminais, já funciona há dois anos nas agências do Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, os Correios realizaram o seminário "Convergência Eletrônica e a Modernização dos Correios do Brasil", em parceria com a Telecom, na Associação do Comércio do Rio de Janeiro.

A empresa também está implantando dois serviços que poderão ser utilizados nos terminais: o shoping virtual e a certificação digital. O primeiro destina-se a micro e pequenas empresas, que poderão publicar seus produtos, além de vendê-los no exterior. A certificação digital garantirá a autenticidade e o sigilo da mensagem ou do documento. "Existirá a garantia de que o usuário que está enviando a mensagem ou fazendo a transação é o titular através do certificado de assinatura digital", disse Branquehais.

Outra novidade que em breve os Correios vão oferecer à população é o e-mail permanente. "Com isso, cada cidadão poderá ter o seu endereço eletrônico para enviar e receber mensagens eletrônicas", afirmou. Os serviços e os primeiros 10 minutos de utilização do terminal serão gratuitos. De acordo com Branquehais, os serviços estão em fase de implantação até o final do ano. "A partir daí, faremos o lançamento para o grande público", garantiu.