Representantes do Mercosul discutem em Brasília ações conjuntas contra as drogas

18/11/2002 - 19h16

Brasília, 18/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Representantes dos órgãos antidrogas dos quatros países do Mercosul mais Chile e Bolívia discutem em Brasília nos dias 21 e 22 de novembro procedimentos comuns a serem adotados em ações de redução da oferta e da demanda de drogas, a partir dos temas Tráfico Ilícito de Drogas, Fiscalização de Substâncias Químicas Controladas, Redução da Demanda e Harmonização Legislativa. Nesses dias, o Brasil sediará pela primeira vez a Reunião Especializada de Autoridades de Aplicação em Matéria de Drogas, Prevenção de seu Uso Indevido e Reabilitação de Dependentes de Drogas do Mercosul (RED).

É a quarta versão do encontro, já sediado pelo Uruguai, em abril de 2000, e duas vezes pela Argentina, em outubro de 2001 e maio deste ano. A coordenação da IV RED é da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e contará com participação de outros órgãos, como Departamento de Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho de Atividade Financeira (Coaf), do Ministério da Fazenda. A abertura do evento acontecerá às 10h do dia 21, com a presença do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Alberto Mendes Cardoso, solenidade aberta à imprensa. Os grupos técnicos farão reuniões fechadas, em seguida, e apresentarão suas conclusões em plenárias que acontecerão na sexta, 22. Acompanhado dos demais chefes de delegações, o secretário Nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchôa, concede entrevista coletiva, na sexta, às 12h30 para apresentar os resultados do encontro.

A RED foi criada pela resolução 76/98 do Grupo Mercado Comum, que reconheceu a importância de os estados partes do Mercosul acordarem programas comuns e atividades de cooperação, capacitação e de intercâmbio de informações nessa área.

O evento acontecerá no Palácio do Itamaraty, onde também ocorrerá a entrevista coletiva.