Brasil pode zerar TEC do milho para garantir abastecimento

18/11/2002 - 19h34

Brasília, 18/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil deve negociar com os países membros do Mercosul - Argentina, Paraguai e Uruguai - uma alíquota zero para a Tarifa Externa Comum (TEC) do milho, como forma de garantir o abastecimento do grão no mercado brasileiro. Atualmente a TEC aplicada ao milho proveniente de fora do Mercosul é de 9%.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, o Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (GECEX), que reuniu-se hoje para discutir o assunto, é unânime em defender uma alíquota zero para facilitar a entrada do milho importado e garantir o abastecimento. O ministro informou que a medida ainda será discutida na próxima reunião do Grupo de Mercado Comum (GMC), na segunda-feira da semana que vem (25). Se ainda assim o GMC não aprovar a decisão, o governo pretende incluir a medida na lista de exceção do bloco, na próxima reunião da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), no dia 27 deste mês.

As autoridades brasileiras aprovam a medida por temer reflexos no setor exportador de carnes que depende diretamente do abastecimento de milho. (Gustavo Bernardes)