Folha de pagamento na indústria tem redução em setembro, diz IBGE

19/11/2002 - 9h24

Rio, 19/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que em setembro houve redução no total da folha de pagamento do setor industrial, segundo os principais indicadores: -0,3% em relação a agosto, -1,7% frente a setembro do ano passado e -2,3% na comparação acumulada do ano. Este quadro de resultados negativos também está presente na folha média de pagamento: -1,5% frente a agosto, -1,3% contra setembro de 2001 e -1,0% no acumulado do ano.

De acordo com a pesquisa, o valor da folha de pagamento caiu, em termos reais, na metade das áreas investigadas. Nas indústrias de Minas Gerais (-3,8%) e da Bahia (-3,5%) as quedas foram mais acentuadas, embora a de São Paulo (-1,2%) tenha exercido a principal pressão negativa no mês. Já o Rio de Janeiro (7,8%) se destacou tanto em termos de magnitude de crescimento, como de impacto na formação da taxa global.

Entre os 18 setores pesquisados em nível nacional, foram observadas reduções na folha de pagamento de metade deles e a queda de maior impacto ficou com o ramo produtor de meios de transporte (-3,4%). A indústria extrativa, com expansão de 9,6%, responde pela maior contribuição positiva, devido principalmente ao pagamento de abonos e gratificações em setembro.