Brasília, 19/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Sistema de Informações Previdenciárias (Siprev), software desenvolvido pela Previdência Social, recebe o prêmio Hélio Beltrão, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), nesta quinta-feira (21). É a 7ª edição do Concurso de Inovações na Gestão Pública, realizado desde 1996, com o objetivo de divulgar os projetos de destaque implantados no serviço público federal.
O Siprev é um dos 20 ganhadores do prêmio que contou com a participação de outros 127 projetos. O Sistema foi criado em outubro de 2000 para ajudar os regimes próprios de previdência estaduais e municipais a equilibrar suas contas. Ao todo, 15 estados (entre eles Amapá, Piauí, Tocantins, Santa Catarina e Rio de Janeiro) e 513 municípios já possuem o Siprev.
O Sistema permite o gerenciamento das folhas de pagamento dos estados, o conhecimento das despesas globais e individualizadas de cada servidor. O Siprev também imprime maior transparência à Gestão Fiscal. É possível saber, por exemplo, quantos servidores estão prestes a se aposentar e avaliar o impacto na força de trabalho e no orçamento do governo.
Outro benefício do Sistema é a prevenção de fraudes, porque seus dados podem ser cruzados com os do Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi). A segurança orçamentária é outra vantagem. O Sistema permite fazer análises atuárias, com a simulação de cálculos previdenciários, e, assim, garante uma visão a longo prazo do valor das contribuições em relação ao pagamento.
A premiação será nesta quinta-feira (21) e o coordenador-geral de Informações Gerenciais da Secretaria de Previdência Social, Carlos Marne Alves, receberá o prêmio. Na ocasião, a jornalista Eliane Cantanhêde dará palestra sobre "A importância da Inovação na Gestão Pública".