Brasília, 19/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, assinou hoje um acordo de cooperação técnica e de pesquisa da utilização do software livre, com o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Wolney Martins. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a utilizar o software livre, o que, segundo o diretor da Procergs, Marcos Mazzoni, permitiu ao governo gaúcho reduzir custos em vários órgãos.
O trabalho é administrado pela Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) e um dos softwares livre mais utilizados é o Linux. Mazonni lembrou que a atualização do programa pode ser feita de forma gratuita pela internet, no site: www.softwarelivre.rs.gov.br. O presidente do Serpro, Wolvey Martins, lembrou que esse programa permite a elaboração de soluções com maior segurança e solução mais adequadas às necessidades brasileiras, em razão do custo, que é mais em conta comparando a outros programas.
De acordo com Wolney, há quatro anos, o Serpro vem pesquisando e testanto o software livre. Desde setembro passado, a empresa está promovendo a migração gradativa de seus sistemas operacionais. "Esse é um tipo de software que traz a liberdade do uso e o conhecimento dos fundamentos do que um programa faz. O benefício que resulta daí é que nós poderemos elaborar soluções com maior segurança, soluções mais adequadas às nossas necessidades e na decorrência elaborar soluções mais baratas. Quem ganha com isso somos nós e, ainda, uma empresa pública que atende a sociedade e que produz resultados tanto para o cidadão como para o contribuinte e para o governo", explicou Wolney.
Para o governador Olívio Dutra, esse programa significa o entendimento de colocar a máquina pública para prestar melhores serviços para o cidadão. "Esse termo assinado hoje representa um acordo de assistência mútua, ou seja, troca de conhecimento na área de processamento de dados", conclui Dutra.