Pnud entrega certificados a presidente da Firjan e prefeitos fluminenses

19/11/2002 - 11h55

Rio, 19/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, e 84 prefeitos fluminenses, receberam do representante no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), embaixador Walter Franco, o certificado do Programa de Alto Impacto Social. O Projeto Transformar, como é conhecido o programa, visa acabar com o analfabetismo entre jovens de 15 e 19 anos em todo o estado, e até agora já alfabetizou 16.690 jovens. Hoje o programa também conta com oficinas profissionalizantes e turmas de segundo grau.

O reconhecimento do projeto pelas Nações Unidas baseou-se num rigoroso processo de avaliação, realizado por técnicos em educação, em pedagogia e em políticas sociais. Durante cinco meses, este profissionais avaliaram as turmas do Programa em diversos municípios do Estado do Rio. Neste período, que terminou em junho deste ano, foram analisadas desde a metodologia de ensino, até sua operacionalização e estratégia de implantação de parcerias estabelecidas.

De acordo com a coordenadora da unidade de Educação do Pnud, Luiza Carvalho, a avaliação, que acabou gerando o certificado, foi feita a pedido da Firjan: "Nosso desejo era entregar este certificado no dia 8 de setembro, Dia Mundial de Alfabetização, mas por questões de agenda, só estamos fazendo esta entrega entre hoje".

Segundo Luiza, alguns ajustes precisam ser feitos no programa, como por exemplo, a reformulação de sua proposta pedagógica, diferenciando o perfil da área metropolitana e da área do interior do estado. "São pequenos ajustes fáceis de serem realizados. O Transformar pode ser uma metodologia de alfabetização que poderá ser aplicada em outros estados e em outras circunstâncias", concluiu.