Rio, 19/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - As residências do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que não tiverem foco do mosquito "Aedes aegypti", que transmite o vírus da dengue ganharão selo de qualidade. A campanha "Ambiente livre da dengue" foi lançada hoje pelo prefeito da cidade, José Camilo Zito, e pelo secretário de Saúde municipal, Iveraldo Pessoa.
Durante a campanha, que terá duração de um ano, agentes de saúde percorrerão os quatro distritos do município fazendo trabalho educativo e de combate ao inseto com colocação de larvicidas. Carros do tipo "fumacê" para fazer o trabalho de pulverização das residências, flambadores (queima os ovos presos em superfícies) e termonebulizadores (mata os mosquitos adultos) também serão utilizados. A ação contará ainda com laboratório de entologia, que analisa as larvas do mosquito.
De acordo com o secretário de Saúde, o objetivo é evitar a procriação do mosquito nas casas dos moradores. A residência que não tiver larvas do mosquito da dengue receberá o selo de qualidade "Ambiente livre da dengue". As que tiverem foco ganharão o selo "Combata a Dengue".
Também estará à disposição da comunidade o serviço Disque-Dengue, com o número
3-652-0187, além de material informativo.
O prefeito de Duque de Caxias quer que a população participe. "Só teremos êxito no trabalho se cada morador evitar água parada em pneus, latas, garrafas e vedar as caixas d’água".
Neste ano, já foram notificados no município, 12.590 casos da doença. Deste total, 2125 foram confirmados como dengue clássica e 185 como hemorrágica. Sete pessoas morreram devido à epidemia.