Estudantes brasileiros e norte-americanos participam de intercâmbio cultural via internet

19/11/2002 - 16h17

Brasília, 19/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Estudantes do Brasil e dos Estados Unidos participaram hoje de um intercâmbio virtual, promovido pela embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Cerca de 40 alunos de Brasília, Goiás, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Pará conversaram, pela internet, com estudantes americanos dos distritos de Colúmbia, Virgínia e Nebraska sobre cultura, sociedade, educação, artes e esporte. O evento faz parte da abertura da "Semana da Educação Internacional", nos Estados Unidos, comemorada de 18 a 22 de novembro.

Em Brasília, os estudantes participaram do encontro virtual na própria embaixada e, nos estados a atividade foi nos centros binacionais Brasil-Estados Unidos. Foi o segundo ano consecutivo que a embaixada americana promoveu a atividade. "É uma forma de incentivar o entendimento mútuo entre as duas nações e promover a paz mundial", disse o adido cultural dos Estados Unidos, Michael Hahn. Desta vez, o tema da interação foi "O Aprendizado de Línguas Estrangeiras: O Caminho para uma Melhor Compreensão do Mundo". No ano passado, o tema foi "A paz no mundo e a reação no Brasil e nos Estados Unidos após o atentado de 11 de setembro".

Os 18 alunos de Brasília que participaram do intercâmbio cultural são da Casa Thomas Jefferson e dos Centros Interescolares de Línguas do Gama, Taguatinga e Ceilândia. Para o próximo ano, Michael Hahn pretende ampliar o evento. "A nossa estrutura permite participar do intercâmbio cultural apenas 40 alunos do Brasil e dos Estados Unidos. Por isso, a nossa idéia, já a partir do próximo ano, é ampliá-lo", completou.

Até sexta-feira (22), realizam-se nos Estados Unidos palestras e workshops sobre educação e encontros de embaixadores com alunos, em comemoração à "Semana da Educação Internacional".