Rio, 19/11/2002 (Agência Brasil – ABr) – O Movimento Viva Rio vai aderir ao Dia D de Combate à Dengue, a mobilização nacional que será promovida pelo Ministério da Saúde no próximo sábado, dia 23, com o objetivo de combater a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A ong estará desenvolvendo uma série de ações pela cidade com o objetivo de conscientizar a população e implementar uma série de iniciativas buscando uma maior prevenção contra o surgimento das larvas do mosquito.
No Piscinão de Ramos, na Zona Norte, o Movimento Viva Rio vai contar com a ajuda dos barraqueiros na distribuição de material educativo para os freqüentadores, com informações sobre os principais cuidados que devem ser tomados com a chegada do calor. Haverá ainda, em Ramos, na área do Piscinão, atividades culturais, teatrais e lúdicas com o grupo "Escola de Artes Ramos Nessa", gincanas e participação da comunidade.
Ainda em Ramos e na favela Roquette Pinto, haverá colocação de "gorros" em 500 caixas d’água das comunidades. Os "gorros" são uma espécie de capas impermeáveis, instaladas para evitar a ação do mosquito. Essa colocação será feita basicamente por voluntários das duas comunidades participantes.
Já pela manhã na Tijuca, no evento Expo Santa Amélia (Rua Santa Amélia, 50), um grupo de voluntários também estará promovendo a distribuição de folhetos explicativos, divulgando o conceito da campanha contra a doença.
Também no dia 23, durante a Ação Global, que será realizada no SESI de Paciência, o Viva Rio, com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vai distribuir kits contra a dengue (folders educativos, cartazes e camisetas) e treinar cerca de mil pessoas, que vão ajudar na divulgação dos cuidados para evitar a doença.