Mato Grosso do Sul com o Sebrae a regionalização do turismo

19/11/2002 - 17h38

Campo Grande, 19/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Reunião técnica da região turística da costa leste de Mato Grosso do Sul será realizada nesta quinta -feira, na sede do Sebrae de Três Lagoas, como parte do Plano de Ação para a Regionalização do Turismo na região, numa parceria do Sebrae/MS, municípios e governo do Estado por meio da Fundação de Turismo.

Para falar aos representantes de sete municípios da região foi convidado o presidente da Associação dos Municípios da Serra Gaúcha, Dílson Jahn, que implantou com sucesso a Rota Romântica, uma das diversas rotas de turismo do Rio Grande do Sul. Dílson Jahn falará sobre a experiência bem sucedida do projeto e os desafios que os municípios da Costa Leste do Estado terão que enfrentar.

Segundo Jahn, o projeto das rotas começou em 1995, no Rio Grande do Sul, depois que prefeitos de 13 municípios se reuniram e foram para a Alemanha conhecer um trabalho semelhante. "A união de municípios vizinhos para desenvolver o turismo, fortaleceu pequenos atrativos isolados, tornando-os um grande produto turístico", diz ele.

O objetivo da Costa Leste é unir 11 municípios ao longo da Bacia do Rio Paraná e da divisa do Estado com Minas Gerais e São Paulo, buscando promover o desenvolvimento regional integrado, através de um modelo de gestão com ampla e ativa participação do poder púbico, privado e comunidade.