Sebrae de Mato Grosso do Sul ganha o Prêmio Nacional de Qualidade

19/11/2002 - 17h39

Campo Grande, 19/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) de Mato Grosso do Sul é uma das instituições agraciadas com o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), agora à noite, em São Paulo, ao lado de empresas como Dana (SP), Caraíba Metais (BA) e a distribuidora de autopeças Pellegrino (SP). Com a indicação, a organização torna-se referência em modelos de gestão de qualidade no Centro-Oeste.

A solenidade, organizada pela Fundação Sebrae, no Palácio dos Bandeirantes, contará com a presença do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Para a superintendente do Sebrae/MS, um Estado novo, como o Mato Grosso do Sul, e com grande potencial, só têm a ganhar com a organização que, ao lado de grandes instituições de áreas diversas, está certificado para orientar e manter padrões de qualidade. Gabínio destaca que o compromisso de cada integrante do Sebrae foi fundamental para atingir essa meta.
        
O PNQ vai premiar a Politeno, a Santa Casa de Porto Alegre e a Gerdau. "Queremos estabelecer contatos com os vencedores para programar seminários para o ano que vem", planeja Gabínio. Estreitar o contato com os premiados permitirá um aprendizado ainda maior garante a superintendente. Ela explica que passar pelas etapas do prêmio foi uma oportunidade de crescimento para todos.
        
O momento deve ser compartilhado em todo o sistema Sebrae. A organização em Mato Grosso do Sul vem comprovando cada vez mais o processo de melhoria interna, uma vez que é a única que possui BSC (Balanced Scored) que acompanha e mede seus resultados, metodologia de benchmarking, planejamento estratégico anual e adequação ao certificado Isso 9000/2000 e agora finalista do PNQ.  A Cerimônia consagra o fim de um processo e contempla as organizações que se dedicam à busca da Excelência em Gestão. A data marca o início de um novo ciclo para a Fundação.

Durante a solenidade, a Fundação lançará os critérios de excelência 2003, cuja atualização foi realizada com base em pesquisas desenvolvidas junto a outras premiações e fóruns diversos de discussão, de forma que o documento venha espelhar o Estado da Arte da Gestão. O anúncio das organizações premiadas e finalistas aconteceu no último dia 24 de outubro. A superintendente do Sebrae atesta a seriedade do Prêmio Nacional da Qualidade e explica que sete examinadores de empresas diferentes visitaram voluntariamente a sede do órgão em Campo Grande e em Três Lagoas e Dourados, após receberem relatório elaborado pelos integrantes da organização. A vinda da equipe serviu para comprovar o que está relatado no documento e colher depoimentos de  colaboradores, fornecedores e agentes de desenvolvimento.

O prêmio é entregue aos que seguem modelos de excelência do PNQ e reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de muitas organizações e especialistas, do Brasil e do exterior, nestes 11 anos de existência da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade. São sete critérios observados no que é considerada uma avaliação com linguagem simples e que permite um diagnóstico preciso: liderança, estratégias e planos, clientes e sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos  e resultados.