Acordos de comércio internacional são discutidos em seminário na CNI

19/11/2002 - 19h52

Brasília, 19/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o International Trade Centre (ITC), organização internacional com sede em Genebra, apoiada pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) e Organização Mundial do Comércio (OMC), promoveram hoje seminário sobre as implicações, para os negócios, dos acordos de defesa comercial da OMC ("Business Implications of WTO Trade Remedies"), ou seja, medidas compensatórias, antidumping, subsídios e salvaguardas. O encontro prossegue amanhã.

O ITC desenvolveu um programa chamado World Tr@ade Net, que visa estimular a participação e o aproveitamento, pelo setor privado, dos acordos de comércio internacional, em particular os acordos da OMC. A CNI participa do programa e o seminário é a primeira iniciativa conjunta das duas entidades neste âmbito. Segundo a coordenadora da Unidade de Integração Internacional da CNI, Sandra Rios, o programa é destinado à capacitação de executivos de organizações empresarias para lidar com processos de defesa comercial, tanto no que se refere à proteção à indústria doméstica, quanto ao impacto da aplicação destas medidas sobre as exportações.

"Temos a participação de representantes de vários países da América Central e do Caribe no programa", declara Sandra Rios. Participam do seminário, como palestrantes, dois advogados especialistas de escritórios renomados, um dos Estados Unidos e outro da União Européia. Os dois têm experiência com o Brasil e com os setores comerciais brasileiros mais afetados. O seminário está sendo realizado na sede da CNI no Rio de Janeiro (Rua Mariz e Barros, 678, 2º andar, Sala de Conferências A).