Avançam negociações para suspender atividades nucleares no Irã

29/11/2013 - 13h22

Da Agência Brasil *

Brasília – O Irã vai iniciar a suspensão por seis meses de algumas atividades nucleares, conforme  previsto no acordo de Genebra, em fins de dezembro ou início de janeiro, disse hoje (29) o representante iraniano na Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Reza Najafi. O acordo alcançado no último final de semana entre o Irã e os países do G5+1 (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China e Alemanha) prevê a suspensão de certas atividades nucleares iranianas em troca de um alívio das sanções internacionais.

A suspensão das atividades tem por objetivo demonstrar um avanço iraniano no contexto do controle do programa nuclear do país. O acordo, válido por seis meses, prevê especificamente a suspensão do enriquecimento de urânio em mais de 5%, a suspensão da construção do reator de água pesada de Arak – que poderá produzir plutônio – e o aumento das inspeções internacionais às instalações nucleares.

Segundo Najafi, a Aiea vai ter papel chave na verificação da aplicação do acordo. As negociações preliminares já estão sendo conduzidas.

* Com informações da Agência Lusa   //    Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil