Tombini anuncia criação do Fundo Garantidor de Cooperativismo de Crédito

04/11/2013 - 20h05

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, anunciou hoje (4), em Fortaleza, na instalação do 5º Fórum sobre Inclusão Financeira, a criação do Fundo Garantidor de Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que, segundo ele, garantirá mais proteção aos depósitos dos cooperados e contribuirá para fortalecer o cooperativismo de crédito brasileiro.

Ele informou também que foi publicada a regulamentação de serviços de pagamentos móveis no Brasil (mobile payments). “Não tenho dúvida de que, a partir dessa regulamentação, observaremos nos próximos meses importante evolução nas transações financeiras cotidianas”, e o BC acompanhará esse processo para assegurar que ocorra com segurança e integridade, disse ele.

Ao falar sobre o FGCoop, Tombini destacou que os pilares fundamentais para garantir a plena inclusão são educação financeira, proteção e inovação. Por isso, além da proteção do fundo, a educação é necessária para consolidar a inclusão e, especialmente, os ganhos econômicos e sociais observados nos últimos anos.

Para ele, a inclusão será ainda mais reforçada com o lançamento do programa Cidadania Financeira e do Guia de Excelência de Educação na Oferta de Serviços Financeiros. Tombini disse que o Brasil avançou muito em inclusão financeira, pois os bancos estão cada vez mais presentes no país, e todos os municípios contam com pelo menos um ponto de acesso ao sistema financeiro.

Ele destacou, porém, que o acesso à conta bancária e a proximidade física de pontos de atendimento são apenas uma dimensão da inclusão financeira e que as instituições do setor têm de levar em conta que a qualidade e a integridade dos serviços “são pré-requisitos fundamentais para que o processo seja sustentável e benéfico a todos”.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil