Mercadante defende MP dos Portos e chama PMDB de aliado estratégico

15/05/2013 - 20h50

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, defendeu hoje (15) o processo de votação da Medida Provisória 595, a MP dos Portos, e classificou o PMDB como partido aliado e estratégico. Mercadante participou no Rio do 25º Fórum Nacional, que este ano debate o tema O Brasil de Amanhã, Transformar Crise em Oportunidade. Após sua palestra, que abordou a educação como força transformadora do país, o ministro – que foi líder do PT no Senado e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação – falou com os jornalistas sobre a reforma nos portos.

“Ela [a MP dos Portos] é fundamental para o país. O custo do trabalho no Brasil vem crescendo. Então nós temos que compensar reduzindo outros custos para manter a competitividade. Porque o mundo inteiro está buscando isso. Nós precisamos reduzir o custo dos portos. Tínhamos um volume de comércio, dez anos atrás, de US$ 100 bilhões e estamos chegando agora a quase US$ 480 bilhões ao ano. A estrutura portuária não acompanhou o volume do comércio”, disse Mercadante,

O ministro citou o exemplo do escoamento das safras agrícolas que, por ineficiência no embarque, acabam provocando engarrafamentos quilométricos nas rodovias. “Toda nossa safra de grãos converge para o Paraná e para São Paulo, entope nossas artérias. Precisamos avançar nas estradas e nos portos. Com o litoral que temos, precisamos abrir os portos, que é o que a MP pretende fazer. Abrir para ter investimento, para aumentar a eficiência, para ter mais concorrência, para reduzir os custos.”

Perguntado sobre o embate político na Câmara com parcela do PMDB, Mercadante disse que fazia parte do processo político normal e elogiou a atuação de lideranças peemedebistas. “Nós temos lideranças do PMDB que têm contribuído decisivamente para todas as matérias do governo. As principais lideranças se empenharam, contribuíram, ajudaram e participaram. É um partido aliado e estratégico. As divergências fazem parte e aí têm responsabilidades específicas que precisam ser identificadas.”

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil