Irã retoma negociações sobre programa nuclear com a comunidade internacional

15/05/2013 - 8h56

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) anunciaram que serão retomadas as negociações com o governo do Irã em busca do fim do impasse envolvendo a questão nuclear no país. A comunidade internacional levanta dúvidas sobre o programa nuclear iraniano, que é alvo de suspeitas de produção de armas. Os iranianos negam irregularidades.

No próximo dia 14 de junho, autoridades da ONU, da Aiea (que é ligada às Nações Unidas) e do Irã vão se reunir para discutir o assunto. As últimas conversas ocorreram há três meses em Teerã, depois de dez rodadas de negociações. As autoridades estrangeiras querem inspecionar as instalações iranianas, mas o governo do Irã impõe uma série de exigências.

Os observadores estrangeiros querem verificar a Base Militar de Parchin, que fica perto de Teerã, onde suspeitam que sejam feitas experiências atômicas com fins militares. O governo do Irã diz que nada esconde, mas impede o acesso à base militar, alegando motivos de segurança nacional.

O governo brasileiro é favorável ao direito de o Irã manter seu programa nuclear, desde que respeitadas as normas internacionais e garantido que os fins sejam pacíficos.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam

Edição: Graça Adjuto