Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, parabenizou o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo pela eleição para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Em comunicado, Lagarde lembrou que o FMI e a OMC trabalham em parceria e destacou os desafios de Azevêdo à frente da OMC.
"Eu gostaria de estender meus sinceros parabéns a Roberto Azevêdo pela sua nomeação oficial hoje [ontem dia 14] como diretor-geral da Organização Mundial do Comércio [OMC]. Estou confiante de que, sob sua liderança, a OMC vai abordar temas importantes e enfrentar desafios envolvendo o sistema de comércio multilateral”, ressaltou Lagarde.
Em seguida, a diretora-gerente acrescentou que: “a relação entre o FMI e a OMC é especial como as missões das organizações que se reforçam mutuamente. Estou ansiosa para trabalhar com ele [Azevêdo] e avançar ainda mais na colaboração entre as nossas instituições”. A íntegra do comunicado pode ser obtida na página do FMI na internet.
Azevêdo venceu a disputa pela direção-geral da organização, na qual enfrentou o mexicano Hermino Blanco. A vitória foi confirmada no último dia 7 e ontem (14) houve o reconhecimento formal pela OMC da eleição do brasileiro. O embaixador toma posse em 1º de setembro para um mandato de quatro anos. Ele substitui o francês Pascal Lamy.
Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil