Artistas de Brasília prestam homenagem a Luiz Gonzaga

13/12/2012 - 20h11

Da Agência Brasil

Brasília – Artistas da cidade se apresentaram hoje (13) em comemoração ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. A homenagem atraiu admiradores da obra do sanfoneiro e quem circulava na Rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital federal.

Para o músico André Togni, que se apresentou, Luiz Gonzaga é o mestre das composições. "Ele foi um grande poeta e sua música faz bem para a alma", disse o baterista. O primeiro contato de Togni com o trabalho de Gonzaga foi aos cinco anos de idade, ao ouvir a canção Asa Branca.

As músicas do Rei do Baião embalam também a vida de Cacai Nunes. Tocador de viola brasileira há 11 anos, o pernambucano cresceu ouvindo Gonzaga e herdou dos pais discos do cantor. "O Gonzaga cantava e representava o povo do Nordeste. As músicas falam de seca e retirantes, e mantêm viva as raízes da cultura nordestina", comenta.

A apresentação chamou a atenção de quem passava, como da estudante Alexandra Marília Gallindo. Por influência dos pais, Alexandra sempre ouviu as canções de Gonzaga e desde 2010 participa de um grupo de forró. "Além de Gonzaga, a gente dança ao som de Maria Inês e Dominguinhos", conta a estudante, que dançava durante a comemoração, promovida pela empresa Beco da Coruja Produções Culturais em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal (DF).

No dia 13 de dezembro de 1912, nascia em Exu, em Pernambuco, Luiz Gonzaga Nascimento. Em suas músicas, o sanfoneiro exaltou a cultura nordestina, mostrou o sofrimento da vida no sertão, porém também levou alegria com sua sanfona a todo o país.

Veja aqui a galeria de fotos

Edição: Carolina Pimentel