À espera de indulto, Fujimori deve ser julgado novamente no Peru em três meses

14/11/2012 - 8h44

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori (1990-2000), de 74 anos, deverá ser julgado em três meses pela Justiça peruana. O novo julgamento ocorrerá por uma decisão da Justiça do Chile que ampliou os termos da sua extradição para que ele seja processado por desvio de recursos públicos. Fujimori foi extraditado do Chile para o Peru em 2007.

O procurador Anticorrupção do Peru, Julio Arbizu, disse que o crime de peculato no país é punido com pena de oito anos de prisão. Ele ressaltou, porém, que até o caso ser julgado novamente pela Justiça peruana serão necessárias mais algumas etapas. O procurador Ronald Gamarra, também do Peru, prevê que Fujimori irá a julgamento em no máximo três meses .

Paralelamente, uma comissão especial designada pelo presidente peruano, Ollanta Humala, avalia a possibilidade de conceder indulto humanitário a Fujimori. Atualmente, o ex-presidente cumpre pena de 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade e faz tratamento contra um câncer na língua, daí o pedido da família para que ele receba o indulto. A questão divide opiniões no Peru.

Fujimori cumpre pena de prisão por denúncias de corrupção e desvio de recursos públicos. É acusado também por um grupo de mulheres de esterilização forçada, no período de 1996 a 2000, em diversas cidades peruanas, na região de Cuzco. Há indicações de que cerca de 300 mil mulheres tenham sido esterilizadas no período, por meio de ações do governo.


*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina //

Edição: Juliana Andrade