Petrobras inicia procedimentos para contratar mais uma plataforma para o pré-sal de Santos

13/11/2012 - 23h07

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Petrobras anunciou hoje (13) a assinatura de uma carta de intenção para a contratação de mais uma plataforma para ser utilizada no pré-sal da Bacia de Santos. Segundo  informações divulgadas pela estatal brasileira, o projeto contempla a interligação de 16 poços ao FPSO (plataforma do tipo flutuante que produz, armazena e escoa petróleo e gás natural), sendo oito produtores e oito injetores. O início da produção está previsto para dezembro de 2015.

A carta de intenção foi assinada com os parceiros BG Group e Petrogal Brasil, por meio da afiliada Tupi-BV, junto às empresas Schahin Petróleo e Gás e a Modec. O acordo visa o afretamento da FPSO, que será utilizado no projeto de desenvolvimento da produção da área denominada Iracema Norte, no bloco Bacia Marítima de Santos 11 (BM-S-11), no Pré-Sal da Bacia de Santos.

O FPSO será instalado a 300 quilômetros da costa brasileira, em profundidade de água de 2.234 metros e a plataforma terá capacidade de processamento de 150 mil barris de petróleo por dia de petróleo e 8 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

Enquanto empresa operadora do consórcio, a Petrobras informou que a plataforma será utilizada pelas empresas responsáveis pela construção e afretada ao consórcio pelo período de 20 anos. O cronograma do projeto prevê a entrega do FPSO após 35 meses da assinatura da carta de intenção. O Consórcio BM-S-11 é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P do Brasil (25%) e a Petrogal Brasil (10%).

Edição: Fábio Massalli