Representantes do Parlatino debatem questões sociais, ambientais e de segurança em Brasília

29/08/2012 - 14h15

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Por dois dias, integrantes de vários países que pertencem ao Parlamento Latino-Americano (Parlatino) discutem na capital federal questões relativas aos direitos humanos, à defesa do consumidor, ao meio ambiente, à agricultura, pesca, pecuária e à saúde. As reuniões ocorrem nao plenário da Câmara dos Deputados hoje (29) e amanhã (30). A expectativa é reunir 70 parlamentares.

Confirmaram presenças as delegações da Venezuela, de Cuba, do Peru, da Costa Rica e do Uruguai. Integram o Parlatino: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Suriname, Aruba, Curaçao e San Maarten.

As reuniões ocorrem no momento em que a Venezuela ingressou no Mercosul, como membro pleno do bloco, e que o Paraguai está suspenso do grupo e também da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O Paraguai vive um momento de isolamento político na região desde que o então presidente paraguaio Fernando Lugo foi destituído do poder, em 22 de junho deste ano.

No encontro, os parlamentares pretendem trocar experiências entre os Parlamentos e de medidas comuns que podem ser adotadas na região. A troca gerou a elaboração de projetos de defesa nas áreas de fronteira e de proteção ambiental.

A partir das propostas apresentadas nas reuniões, deve ser elaborado um texto e encaminhado à direção do Parlatino, que deve colocar o documento em votação durante assembleia e serão definidas as medidas. Todas as propostas só serão elaboradas, se respeitadas as leis de cada país que integra o Parlatino.

Há estudos encaminhados sobre prevenção de desastres naturais, combate ao terrorismo e cotas para as mulheres em eleições.

Edição: Carolina Pimentel