Servidores do Judiciário protestam em frente ao STF contra proposta de reajuste do governo

23/08/2012 - 18h56

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Com faixas e buzinas, o servidores do Poder Judiciário fizeram nesta tarde uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para chamar a atenção do presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, para as negociações entre a categoria e o governo federal.

Para Ana Paula Cusinato, uma das integrantes da diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindijus), Ayres Britto tem que negociar o reajuste da categoria com a presidenta Dilma Rousseff. “Estamos aqui para que ele [o ministro Carlos Ayres Britto] vá até a Dilma e melhore a negociação”.

Segundo ela, na última terça-feira (21), o governo federal fez uma proposta de reajuste aos servidores do Judiciário, que não agradou à categoria. “Propuseram um reajuste de 15,8% parcelado em três vezes. Isso não é nem metade do que queremos”.

Além das faixas de protesto, os manifestantes também levaram um caixão para a Praça dos Três Poderes, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de revitalização do Poder Judiciário, segundo Adevilson Fernandes, servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). “A Justiça está morrendo, porque o Poder Executivo não quer dar nada”.

Depois do protesto em frente ao STF, os manifestantes cruzaram a Praça dos Três Poderes e, agora, estão em frente ao Palácio do Planalto.

Edição: Lana Cristina