Fiesp culpa a política monetária pelo fraco desempenho do PIB

06/03/2012 - 16h12

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, avaliou, por meio de nota, que “o fraco” resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 não surpreendeu o setor. Ele creditou à política monetária do país a responsabilidade pelo baixo crescimento de 2,7% da economia em 2011, abaixo da expansão média de 3,8% prevista para o crescimento mundial.

O executivo avaliou como "pífio" o desempenho da indústria e elencou uma série de fatores que levaram o segmento de transformação a registrar expansão de apenas 0,1%. Entre eles, Skaf citou a política de câmbio, os juros elevados; a alta carga tributária; o custo de energia; os spreads bancários (diferença entre custo de captação do dinheiro e as taxas cobradas dos tomadores de empréstimos) acima da média mundial e a expressiva concorrência com os importados, que está relacionada ao câmbio.

O presidente da Fiesp informou que o déficit na balança de manufaturados acumulou US$ 93 bilhões, o que é “um absurdo” para ele. Pelas projeções da Fiesp, a economia deve crescer 3% este ano, mas a indústria de transformação deverá registrar taxa de expansão próxima de zero.

Edição: Vinicius Doria