Padilha diz que informatização de hospitais federais no Rio será concluída até outubro deste ano

25/02/2012 - 13h51

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (25) que a informatização dos seis hospitais federais no Rio de Janeiro será concluída até outubro deste ano. Segundo ele, o processo já foi iniciado nos hospitais da Lagoa e de Ipanema, ambos na zona sul da cidade.

O próximo será o Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá. Os hospitais do Andaraí e Geral de Bonsucesso, na zona norte da cidade, além do Hospital dos Servidores do Estado, no centro, virão em seguida. A informatização dos hospitais permitirá, por exemplo, colocar online informações sobre pacientes, medicamentos e insumos nas unidades de saúde.

De acordo com Padilha, a informatização faz parte de uma reformulação dos hospitais federais no Rio. “O Ministério da Saúde está fazendo uma profunda reformulação nesses seis hospitais federais, inclusive de gestão, buscando combater o desperdício de recursos, definir o papel de cada um desses hospitais, e em que cada um deles tem que se especializar mais”, disse o ministro.

Segundo ele, não há nenhuma intenção de passar a gestão dessas unidades para o estado ou para o município, como já ocorreu no passado. “O que estamos buscando é uma maior integração desses hospitais com o conjunto da rede, para um melhor atendimento à população. Os leitos de UTI [unidade de tratamento intensivo] desses hospitais já integram a central de regulação do estado e do município”, disse.

Edição: Fernando Fraga