El Salvador, Guatemala e Honduras se unem para combater violência e melhorar sistema prisional

18/02/2012 - 13h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os governos de El Salvador, Guatemala e Honduras, todos países da América Central, uniram-se e prometem combater de forma intensa o crime organizado e o narcotráfico na região. Grupos criminosos atuam na área aliciando pessoas, ameaçando famílias e instituindo um clima permanente de tensão e medo. Também há a determinação de melhorar o sistema prisional dos três países.

Os ministros da Segurança e Defesa dos três paísesreuniram-se e anunciaram a decisão. A chamada declaração dos países do Triângulo Norte – El Salvador, Guatemala e Honduras – diz que “é de suma importância a participação das Forças Armadas no combate à delinquência e ao crime organizado e no apoio à segurança pública".

Pelo documento assinado, as autoridades se comprometem a reativar a polícia trinacional e a construir centros penais, aperfeiçoando os que estão em funcionamento. A ideia é tentar solucionar o problema da superlotação das penitenciárias.

Há três dias, no Norte de Honduras, um incêndio em uma prisão matou pelo menos 370 pessoas. No local, havia o dobro permitido de presos. "Se somos países de recursos limitados, temos de utilizar todos os nossos meios para proteger as pessoas e o nosso povo. É necessário adotar uma série de ações", disse o ministro da Segurança das Honduras, Pompeyo Bonilla.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante