Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente do México, Felipe Calderón, disse que caiu o número de assassinatos na cidade considerada a mais violenta do país – Ciudad Juárez. Segundo ele, o número de homicídios foi reduzido à metade. Porém, não há detalhes dos dados. Em 2010, mais de 3 mil pessoas morreram na região em confrontos entre cartéis de tráfico de drogas e pessoas.
As principais vítimas são mulheres e meninas. Calderón forneceu poucos detalhes sobre os números, mas disse que a criação de empregos na cidade foi fundamental para o combater à violência. Analistas, por sua vez, dizem que a redução nos assassinatos pode significar que o Cartel de Sinaloa tenha sido vitorioso em derrotar seu rival, o Cartel de Juárez.
O México sofre com a ação de dez grandes cartéis no país. As principais regiões são as que estão na fronteira com os Estados Unidos. Há relatos constantes de tráfico de pessoas, drogas e armas nessas áreas. Ciudad Juárez tem cerca de 2,6 milhões de habitantes e, de acordo com organizações não governamentais, está na lista das cidades mais violentas do mundo.
*Com informações da BBC Brasil
Edição: Talita Cavalcante