Governo chileno diz que fogo em Parque Nacional na Patagônia deve ser extinto nas próximas horas

01/01/2012 - 17h32

Daniella Jinkings*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro do Interior do Chile, Rodrigo Hinzpeter, estimou que o incêndio na floresta do Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia, no Sul do país, poderá ser controlado nas próximas horas ou dias. O fogo, que destruiu cerca de 12,5 mil hectares, começou há cinco dias. Três dos seis focos de incêndio foram controlados.

“As condições meteorológicas de ontem permitiram um bom trabalho. Cada um desses focos, em seus perímetros, têm uma área desprovida de vegetações, o que permite que o incêndio, nesses três focos, não esteja avançando descontroladamente”, disse Hinzpeter.

O israelense, Rotem Singer, de 23 anos, foi acusado por fiscais chilenos de iniciar o incêndio de forma negligente. Singer foi preso no sábado e liberado poucas horas depois. Segundo os fiscais, o israelense admitiu sua negligência.

O incêndio na floresta começou na terça-feira (27). O Parque Nacional Torres del Paine está localizado a cerca de 2 mil quilômetros de distância da capital chilena, Santiago.

Turistas que estavam no parque foram retirados. Visitas e viagens estão suspensas na região. Dois dos principais hotéis que estão na área do parque foram atingidos pelas chamas.

Um dos principais polos turísticos do Chile, o Parque Nacional Torres del Paine reúne um sistema de organização invejável, com rede própria de hotéis, guias de turismo e orientações adequadas para os turistas. A área completa do parque é 242 mil hectares. O local é considerado reserva mundial de biosfera.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur, e da emissora pública de televisão do Chile, TVN
 

Edição: Rivadavia Severo