Depois de chuva forte do fim de semana, região oeste do Paraná deve ter tempo bom

01/11/2011 - 9h31

Lúcio Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Faz frio na manhã desta terça-feira (1º), no Paraná. Segundo informações do serviço de meteorologia do estado (Simepar), os termômetros marcam temperaturas abaixo de 15 graus Celsius (ºC) em todos os municípios, mas há previsão de tempo bom na região oeste, onde as chuvas do final de semana deixaram um saldo de duas mortes e 163.568 pessoas afetadas em 33 municípios. A temperatura pode chegar a 25ºC no decorrer do dia. Além disso, chuva de baixa intensidade é registrada apenas nas regiões de Campos Gerais até o litoral.

Uma das mortes do fim de semana ocorreu no município de Foz do Iguaçu. Durante o vendaval, uma laje caiu sobre um homem com 56 anos. A outra morte foi registrada no município de Santo Antonio da Platina. Uma criança de 6 anos caiu no Córrego Ribeirão Água do Palmital e foi arrastada pela correnteza. As chuvas deixaram 26 pessoas com ferimentos leves, em todo o estado.

A Defesa Civil informa que está monitorando a situação em todos municípios atingidos. De acordo com o último levantamento, cerca de 400 pessoas estão desalojadas e 3,2 mil casas foram danificadas.

Os temporais resultaram, conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel), no registro de cerca de 5,18 mil ocorrências envolvendo a rede elétrica do estado. Postes e torres de transmissão foram quebrados, transformadores queimados e cabos rompidos. Pelo menos 684,5 mil domicílios ficaram temporariamente sem luz.

Equipes da Copel ainda trabalham nesses locais para restabelecer a energia elétrica para 11 mil unidades consumidoras. Balanço divulgado pela empresa paranaense de energia, mostra que a região oeste foi a mais afetada, com ventos que ultrapassaram os 100 quilômetros por hora, derrubando três torres da linha de transmissão de 138 mil volts que abastece o município de Santa Helena.

Os trabalhos para reerguer as torres devem ser concluídos até amanhã (2). A indisponibilidade da linha não afeta consumidores, cujo abastecimento está sendo feito por redes alternativas, recuperadas emergencialmente.

Edição: Talita Cavalcante